Pegadas no Desconhecido

Triste daquele que morre....sem conhecer o motivo da sua existência...


No passado dia 21 de Março, dia Internacional da Árvore, participei numa conferência cuja principal temática foi a sustentabilidade do nosso planeta e como as nossas acções têm vindo a prejudicá-lo.
Em determinada altura foi-nos dito que a produção de animais ocupa mais espaço e alimenta menos pessoas a nível mundial do que a produção de cereais para alimentar pessoas e que a produção de gado liberta grandes quantidades de metano para a atmosfera, sendo que o metano causa 20% mais Efeito de Estufa do que o tão falado Dióxido de Carbono.

"-Na verdade, se todos fossemos Vegetarianos, é provável que não houvesse tanta fome no mundo. Pois, a criação de gado consome boa parte dos recursos da Terra.
Uma vaca, num único gole, pode ingerir até 2 litros de água. Num dia, consome até 100 litros.
Para produzir 1 Kg de carne, gastam-se 43 00 litros de água, enquanto 1 Kg de tomates custa ao planeta menos de 200 litros de águas."


Deste modo, fomos confrontados com o facto de que ao nos alimentarmos predominantemente de carne e não de vegetais estamos a prejudicar o nosso planeta,
sendo que nos surge a questão "Qual os efeitos causados pelo grande consumo de carne? Deveríamos deixar de comer carne? Qual o seu efeito na nossa saúde?", como futura Médica Veterinária e como cidadã não pude deixar de me informar, convenientemente, sobre este assunto.


Comecei por estabelecer várias perguntas e procurei, de seguida, a opinião de vários especialistas:

SOMOS VEGETARIANOS POR NATUREZA?
Não.
“O homem tem dentes pequenos e sistema digestivo curto, características de omnívoros”, afirma o antropólogo físico Walter Neves, da Universidade de São Paulo, especialista em homens pré-históricos.
Ou seja, nosso organismo está preparado para comer de tudo, inclusive carne. Somos como o chimpanzé, que, além de plantas, come insectos, lagartos e roedores. E diferentes do gorila, que só come plantas e, para isso, possui dentes molares grandes, este tipo de dentes servem para criar uma maior área de mastigação e, assim, triturar melhor as folhas e tirar delas os escassos nutrientes. O intestino e o estômago, são bem maiores para proporcionar tempo suficiente ao organismo para absorver os principais nutrientes.
Walter afirma que, num passado longínquo, a nossa espécie alimentou-se como os chimpanzés. Mas há cerca 2,5 milhões de anos a nossa dieta mudou.
Começamos a construir instrumentos de pedra e as novas armas permitiram que incluíssemos no cardápio a carne de grandes mamíferos.
Fazendo com que a nossa ingestão de proteína animal aumentasse. “Sem isso, não teríamos desenvolvido um cérebro grande”, diz Walter.
O aumento súbito de proteína animal na nossa dieta permitiu ao nosso corpo investir uma maior quantidade de recursos no sistema nervoso.
Hoje, de 30% a 40% de tudo o que comemos serve como "combustível" para nosso o cérebro funcionar. Em suma, sem o aumento da ingestão de carne, isso jamais teria sido possível.

ASSIM SENDO, PRECISAMOS DE COMER CARNE PARA POSSUIRMOS UM BOM RACIOCINIO?
Não.
"Há 2,5 milhões de anos era assim porque não sabíamos plantar e a nossa dieta quase não incluía plantas ricas em proteínas.
Os únicos vegetais que comíamos eram frutas, folhas e raízes. Hoje, é possível ter uma dieta rica em proteínas sem carne."

A Ingestão excessiva de carne prejudica a nossa saúde?
Segundo as Estatísticas, quem consome predominantemente carne vermelha têm uma maior probabilidade de vir a sofrer de cancro e de ataque cardíaco, as duas principais causas de morte do planeta. Comer carne faz mal, então? A questão não é tão simples como parece...
Porque apesar de as pessoas que consomem predominantemente carne terem maior probabilidade de vir a desenvolver estas doenças, tudo indica que o consumo de carne não é um factor único sendo que o estilo de vida das pessoas também tem grande influência nesta matéria.
No entanto, uma coisa é certa: Uma dieta rica em frutas, legumes e verduras reduz, claramente, a possibilidades de vir a sofrer destas doenças.
Frutas e legumes amarelos possuem caroteno, que previno o cancro do estômago; a soja possui isoflavona, que diminui a incidência de cancro da mama e osteoporose; o alho tem alicina, que fortalece o sistema imunológico, etc.
Deste modo, não é garantido que a carne é prejudicial. Mas que para ser saudável, é fundamental ter uma dieta rica e variada em vegetais. Seja ela Vegetariana ou não.

Ser Vegetariano...quais os seus pontos de vista:

*Actualmente cientistas e médicos defendem o vegetarianismo, citando inúmeras doenças pelo consumo de animais, como o cancro, problemas cardíacos, neurológicos, entre outros. Todo o animal, assim que morre, começa o seu processo de decomposição. Milhões de Bactérias desenvolvem-se, libertando toxinas que não desaparecem com a cozedura dacarne.
*A reprodução excessiva de animais desequilibra a natureza e torna os animais susceptíveis a várias doenças. São destruídas florestas para plantar pastos, os animais adoecem rapidamente, mesmo com a grande quantidade de vacinas e medicamentos já desenvolvidos.
*Os grandes mestres que apareceram neste planeta foram vegetarianos, como Krishna, Buddha e Jesus. Não derramar sangue para se alimentar é ahimsa (não-violência).
Nenhum animal precisa de sofrer para servir o Homem.
*Nos EUA, 666 000 animais são mortos por hora. Uma quantidade impressionante de carne é consumida, chegando a mais de 90 Kg per capita ao ano.

*Um americano de 72 anos de idade, já consumiu em média, durante a sua existência, o equivalente a 11 bovinos, 3 carneiros, 23 porcos, 45 perus, 1100 frangos e 390 Kg de peixes!

Citações:
-Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis. (Mahatma Gandhi)


-Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem. (Leonardo da Vinci)


-Quanto mais o homem simplifica a sua alimentação e se afasta do regime carnívoro, mais sábia é a sua mente. (George Bernard Shaw)

-Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar. O que importa é que são capazes de sofrer. (Jeremy Bentham)


-Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade. (Albert Einstein)

-Os animais dividem connosco o privilégio de ter uma alma. (Pythagoras)



Após tudo isto, é possível afirmar que comer não é apenas uma questão de matar a fome. A decisão sobre que comida devemos colocar no prato tem implicações económicas, ambientais, culturais, fisiológicas, históricas e religiosas.
Felizmente, a decisão do que comer ainda é pessoal sendo que depende apenas do julgamento que fazemos sobre o que é certo e o que é errado.
No entanto, uma coisa é certa, a partir de hoje olharei para o meu prato com outro ponto de vista... e farei o que a minha consciência ditar.



Principal fonte: Aqui

2 comentários:

Post muito interessante. Gostei bastante!

Só umas palavras em relação às citações:

Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis. (Mahatma Gandhi)
-Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem.
(Leonardo da Vinci)
-Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar. O que importa é que são capazes de sofrer.
(Jeremy Bentham)
-Os animais dividem connosco o privilégio de ter uma alma.
(Pythagoras)

A verdade é que nós acabamos por julgar certos animais como puramente comida e é dessa forma que os vemos. Quando se soube que na China criavam cães para matar e servir como refeições houve um grande choque e porquê? Porque um cão é um dos animais que não vemos como comida, mas sim como companheiro, reacção que já não temos com uma vaca, uma galinha ou um porco por exemplo.
Claro que estes animais não são diferentes de um cão ou de um gato, mas não fomos educados para vê-los desta forma nem pensar que no que eles sofrem nos matadores.
Acha-se cruel a forma como matam gatos que servem em refeição depois, mas a verdade é que essa forma é igual para os coelhos já não achamos a mesma cruel ou desumana para com o animal.

No fundo está tudo na forma de pensar que acaba por passar de geração em geração.

Gostei muito do post e, claro está, depende muito da mentalidade das pessoas.

Eu sou um mau exemplo porque gosto bastante de carne e não vejo a minha alimentação sem ela. A partir deste post, verei, se clahar, as coisas de outra forma mas para mudar a minha mentalidade é muito complicado...

E tal como se passa comigo, passa-se com imensa gente por esse mundo fora.