Pegadas no Desconhecido

Triste daquele que morre....sem conhecer o motivo da sua existência...


Desde hà muito tempo que me tornei fã de séries e este gosto levou-me a conhecer várias pessoas que se dedicam a avaliá-las e a escrever as suas opiniões. Uma dessas pessoas foi o Jorge Pontes, cronista nos sites portugueses o "Portal de Séries"e "TV Universo" sendo também o responsável pelo blogger "Laboratório de Séries"Deste modo, após umas trocas de ideias com este meu amigo decidi publicado aqui parte da ideia dele quanto ao desenvolvimento da Televisão Portuguesa e a minha opinião acerca desta.


"Num panorama geral, a televisão que outrora estava morta, sem cor, sem interesse, com a viragem da década os canais como que acordaram para uma nova vida. Se por um lado temos uma RTP1 que aposta, cada vez mais, em séries nacionais, se por outro temos uma SIC que, depois de uma era negra, parece estar a entrar num Renascimento e se, por outro, temos uma TVI que está muito preocupada com a informação que transmite, todas estas situações revelam um salto de maturidade de todos os canais. (...)"

"Concordo, quando dizes que a nossa televisão tem vindo a procurar outros caminhos… caminhando para outra maturidade…

No entanto, do tempo que gasto em frente à TV apenas 20% é dedicado aos quatro canais principais, uma vez que, apesar do seu novo rumo, a televisão portuguesa continua presa entre as novelas e os programas de televisão que falam da desgraça do povo, quando deveria investir em programas informativos/educativos.
É certo que para mim o óptimo seria a transmissão de documentários, pois estes são os programas de topo na temática informativa/educativa mas tenho a certeza que estes nunca irão existir em grande quantidade na programação da nossa televisão sendo apenas transmitidos na RTP2 e na SIC (BBC vida Selvagem). No entanto, cada vez mais, são inventados programas com fins educativos que servem perfeitamente para toda a familia, é seu exemplo, a nova aposta da SIC, o “Peso Certo”, baseado no programa Americano “The Biggest Loser”, que procura sensilibizar as pessoas quanto a um dos maiores problemas da humanidade, a Obesidade (Considerada a Epidemia do Séc- XXI). Sou sincera… Tornei-me uma grande fã deste programa e acho que o povo português não lhe vai ficar indiferente.
E é destes programas que precisamos…o nosso pais precisa de se educar a si próprio ou não sei onde vamos parar. Sim… porque falam mal do Governo porque não investe na educação do pais (o que é verdade) mas também não vejo os jovens procurarem saber mais e desenvolverem o seu conhecimento.
Limitam-se a ficar sentados à frente da TV…

Por isso, considero que a televisão é importante e que deveria procurar educar. É certo que muitos não iriam gostar das mudanças… porque uma novela é mais interessante do que estar a aprender que um Ganso-Patolas (animal da fauna portuguesa) não possuí narinas e que repira por fendas existentes no seu bico.Mas como diz um velho ditado “Primeiro estranha-se, Depois entranha-se”."


1 comentários:

É deveras gratificante podermos trocar ideias sobre temas comuns pois conseguimos diálogos bastante interessantes :)

Não tenho palavras para agradecer esta tua partilha no teu blog. Por agora, só sei dizer: "O meu mais sincero obrigado!" :)